As Colunas B e J
( ... ) Depois levantou as colunas do pórtico de templo; e , levantando a coluna direita , pôs-lhe o nome de Jaquim ; e , levantando a coluna esquerda, pôs-lhe o nome de Boaz (... )
I Reis 7 : 21
( ... ) Fez também , diante da casa, duas colunas de 35 côvados da altura; e o capitel , que estava sobre cada uma, era de 5 côvados. Também fez cadeias no oráculo , e as pôs sobre
as cabeças das colunas; fez também cem romãs, as quais pôs entre as cadeias.E levantou as colunas diante do templo, uma à direita, e outra à esquerda ; e chamou o nome da que estava a direita de Jaquim , e o nome da que estava à esquerda de Boaz ( ... ).
I I Crônicas 3 : 15-17.
Inicialmente , por estarem os nomes dessas colunas destacadas claramente na Bíblia, podemos interpretar que seu nomes não são secretos, e ambas, respectivamente, são marcadas pelas iniciais das palavras Boaz ( B ) e Jaquim ( J ) , porém o segredo não esta nos nomes das colunas, mas no modo como estes são transmitidos.
As colunas erguiam-se fora do conjunto arquitetônico , sendo que aquela colocada a direita de que entra era chamada Jaquim , enquanto que a outra , à esquerda, era chamada Boaz. Esses eram , provavelmente , nomes de pessoas, mas formam ,lidos da direita para a esquerda ( como é lida a escrita hebraica ) uma frase lógica; Jaquim é formada pela apócope de Ievé( pronúncia aproximada do nome hebraico de Deus ) e pela palavra achin ( do verbo estabelecer , firmar ) , enquanto que Booz( Boaz ) significa em força, com solidez.
Assim , a frase toda seria , praticamente , uma dedicação do templo, uma oração propiciatória ; Ele ( Deus ) , estabeleceu ( o Templo ) em força ( solidamente ) , ou como querem alguns , numa alusão ao hebreu, como o povo escolhido por Deus, Deus estabelecerá , solidamente , o reino de Davi na Terra..
As colunas B e J ( colunas salomônicas ) são colocadas no Átrio do lado de fora do templo,tal como sua arquitetura original. Algumas lojas passaram as colunas B e J para dentro do Templo, mas se nós maçons considerarmos que nosso Templo é o Simbolismo puro do Templo de Salomão, essas colunas não devem ficar do lado de dentro .
No templo de Salomão , as colunas nada sustentavam , pois se situavam do lado de fora do Templo, figurando apenas como ornamento.
O simbolismo dos ornamentos da colunas reflete uma importância significativa no que tange as romãs, aos lírios e aos globos , cujos símbolos podem estar sobre os capitéis.
As romãs são colocadas em cada capitel das colunas em conjuntos de três, representando as Lojas e a união da família maçônica, como um exemplo de fraternidade que deve servir a toda a humanidade.
Os ornamentos florais de ambas as colunas são diversos, mas o que está certo é o conjunto de lírios. O lírios sugerem a pureza da alma , a sinceridade e a boa-fé com que os maços devem se manifestar seguindo a regra de abrir o coração , sem reserva mental.
Os globos terrestres e celestes são criações puramente maçônicas, e , conforme o Rito, a esfera terrestre deve ficar do lado dos Aprendizes e a Celeste do lado dos Companheiros.
Como conclusão, acredito que o maçom não deve ignorar que o verdadeiro lugar das Colunas B e J deve ser do lado de fora ou pelo menos á entrada do Templo, ladeanto a porta , ficando a Coluna B à esquerda e a J a direita de quem entra, pois muito embora o Templo maçônico venha a ser uma síntese e não a cópia do Templo de Salomão, a regra bíblica deve se inteiramente respeitada pela sua originilidade.